Por André Sollitto - 28 de novembro de 2013
Toda hora ouvimos dizer que um artista representa a “nova música brasileira“. Apesar dos exageros, muitos músicos novos têm apresentado trabalhos interessantes, que exploram atradição da música brasileira enquanto buscam referências atuais. Entre tantos lançamentos recentes, preparamos uma lista com seis álbuns bem diferentes que mostram um pouco da atual variedade na nossa música. Confira:
“DE GRAÇA” – MARCELO JENECI
O segundo disco do cantor e compositor Marcelo Jeneci conta com uma equipe de peso:Kassin e Adriano Cintra na produção, Eumir Deodato nos arranjos e Arnaldo Antunes colaborando com versos – e fazendo algumas pontas também como cantor. O novo trabalho é mais leve e despreocupado que seu primeiro álbum. Cada canção é tratada separadamente, e o músico brinca com diversos ritmos brasileiros em um dosgrandes lançamentos pop da nossa música neste ano.
“PASSO ELÉTRICO” – PASSO TORTO
“Passo Elétrico”, novo disco do Passo Torto, grupo formado por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Romulo Fróes e Marcelo Cabral / Foto: Divulgação
O grupo formado por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Romulo Fróes e Marcelo Cabral já ganhou o Prêmio Multishow de Melhor Grupo de MPB em 2012, após o lançamento do primeiro disco. Agora, estão de volta com um novo álbum. Desta vez, eles usaram pedais de efeito para mudar a sonoridade dos instrumentos. A música continua complexa e as letras falam de personagens do cotidiano da cidade de São Paulo.
“DIVA É A MÃE” – BLUBELL
A cantora de voz delicada ficou famosa pelas canções com influência do jazz e letrasromânticas e divertidas, cantadas principalmente em português, mas também em inglês e francês. Depois de “Blubell & Black Tie”, que trazia versões para grandes sucessos da música, ela está de volta com um álbum autoral, “Diva é a Mãe“, um trabalho bastante elegante.
“SÁBADO” – CÍCERO
O primeiro disco de Cícero, “Canções de Apartamento“, chamou a atenção dos críticos de música e fez sucesso na internet. De acordo com o próprio cantor, foram 500 mil downloads. em seu segundo lançamento, “Sábado”, ele se afastou do clima intimista e arriscou criar composições sem refrão ou ganchos. Preferiu investir em uma sonoridade mais experimental e ousada.
“DUAS DE CINCO” – CRIOLO
Parece que o culto ao rapper Criolo chegou para ficar. Depois da mistura de influências do elogiadíssimo “Nó na Orelha“, suas duas novas canções, “Duas de Cinco” e “Cóccix-Ência” resgatam o hip-hop que marcou o começo da sua carreira, mas mantém as bases criadas em cima de ritmos brasileiros. Ambas farão parte de seu próximo LP, mas já foram lançadas em MP3 e vinil.
“MONOMANIA” – Clarice Falcão
A carismática humorista do grupo Porta dos Fundos lançou “Monomania” neste ano. As canções “folk indie fofinhas” viraram um sucesso principalmente por conta das letras divertidas, narradas por uma personagem obsessiva, que tratam de temas quase mórbidos, como o hit alternativo “Oitavo Andar“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário